• Admin

Propriocepção e sua importância.

Costumo dizer que a associação dos movimentos ocorrem com eficiência quando o corpo possui maior riqueza em índices proprioceptivos.


A propriocepção é o termo utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão.


A adaptação neural melhora a coordenação intermuscular e aumenta a ativação do músculo permitindo que durante uma tensão mais fibras do músculo sejam recrutadas. Ela ocorre com maior volume na repetição dos movimentos, com isso conseguimos detectar o ganho de força na região que ocorrem os exercícios aplicados. Após o ganho de força nas determinadas regiões trabalhadas, as mesmas podem executar suas movimentações de forma simultânea sem que sejam atrapalhadas por um fator compensatório.


Alguns exemplos de exercícios Proprioceptivos.

  • exercícios de equilíbrio, com apoio unipodal, com ou sem auxilio da visão;

  • exercícios em pranchas de equilíbrio, cama elástica, balancim, etc;

  • exercícios de deslocamentos, estimulando as mudanças de direção;

  • exercícios estimulando o gesto esportivo.


Portanto, sempre pratique, se exercite, seu corpo é uma máquina fiel que se adequa ao estímulo no qual é desafiado a se adaptar, EXPRESSE SEU CORPO.



Dennis Berardinelle


172 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo