Propriocepção e sua importância.
Costumo dizer que a associação dos movimentos ocorrem com eficiência quando o corpo possui maior riqueza em índices proprioceptivos.
A propriocepção é o termo utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão.
A adaptação neural melhora a coordenação intermuscular e aumenta a ativação do músculo permitindo que durante uma tensão mais fibras do músculo sejam recrutadas. Ela ocorre com maior volume na repetição dos movimentos, com isso conseguimos detectar o ganho de força na região que ocorrem os exercícios aplicados. Após o ganho de força nas determinadas regiões trabalhadas, as mesmas podem executar suas movimentações de forma simultânea sem que sejam atrapalhadas por um fator compensatório.
Alguns exemplos de exercícios Proprioceptivos.
exercícios de equilíbrio, com apoio unipodal, com ou sem auxilio da visão;
exercícios em pranchas de equilíbrio, cama elástica, balancim, etc;
exercícios de deslocamentos, estimulando as mudanças de direção;
exercícios estimulando o gesto esportivo.
Portanto, sempre pratique, se exercite, seu corpo é uma máquina fiel que se adequa ao estímulo no qual é desafiado a se adaptar, EXPRESSE SEU CORPO.
Dennis Berardinelle
